A iniciativa Brazilian Pharma & Health (BPH) nasceu para ampliar a participação das empresas das cadeias produtivas de farmoquímicos, farmacêutico e biotecnologia de saúde humana e animal brasileira no cenário internacional. O projeto é realizado pela Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos).
Com as ações realizadas pelo projeto, promovemos o aumento das exportações, a troca de tecnologia, a atração de investimentos e a internacionalização do setor.
O BPH é uma marca que simboliza a identidade do setor. Desde sua criação, todas as ações das empresas afiliadas levam esse selo para promover a imagem da indústria no cenário nacional e internacional.
O projeto ainda conta com um sistema de governança denominado comitê gestor para acompanhar todas as suas ações. O grupo é composto por 12 empresas representantes das quatro verticais, pelo gestor do projeto na Apex-Brasil, pelos parceiros do projeto ABIFINA, ALANAC, ALFOB, ANBIOTEC, GRUPO FARMA BRASIL, INTERFARMA, SINDIRAÇÕES, PRÓ GENÉRICOS e SINDUSFARMA, e pela Abiquifi.
Para entender melhor a mecânica da iniciativa, veja o que o Brazilian Pharma & Health oferece para seus afiliados:
Inteligência comercial
Esse serviço busca, por meio da elaboração de estudos de mercado, capacitar as empresas participantes do projeto para o processo de internacionalização. Entre as principais informações compartilhadas estão:
- Dados mercadológicos;
- Orientações quanto ao sistema regulatório de cada país;
- Acesso a banco de dados e fontes de pesquisa relacionadas aos setores apoiados pelo projeto;
- Estudos específicos sob demanda das empresas.
Qualificação e capacitação
Cursos e workshops com especialistas internacionais em assuntos regulatórios de vigilância sanitária, internacionalização, certificações e temas comerciais dos mercados de interesse.
Eventos exclusivos
- Participação em feiras internacionais;
- Projeto Comprador (Encontros e Rodadas de Negócios);
- Projeto Imagem Sanitária (Promoção da imagem da ANVISA como agência regulatória de referencia local e internacional).
Para priorizar as ações de maior interesse das empresas afiliadas, otimizar os resultados e direcionar os serviços do projeto Brazilian Pharma & Health, é fundamental definir países-alvo.
Esses mercados são eleitos pelas empresas afiliadas do projeto de internacionalização com base em um estudo desenvolvido pelo Setor de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil que se utiliza da metodologia específica para análise de mercados.
Além dos países-alvo que se encaixam em todas as verticais abraçadas pelo projeto, também especificamos mercados-alvo para cada uma das quatro verticais: Veterinária, Biotecnologia, Farmoquímicos e Farmacêuticos.
Os prioritários são: Colômbia, Argentina, México, Estados Unidos, Turquia, Irã, Arábia Saudita, Indonésia e Rússia. Os secundários englobam: Angola, Polônia, Portugal, Alemanha Reino Unido, Vietnã, Japão e Coréia do Sul.
O Comitê Gestor é parte essencial do sistema de articulação institucional, fiscalização e controle do Projeto.
Articula ainda sua missão, seus objetivos, compromissos e a eficiência do Projeto no alcance das ações empreendidas na governança e transparência do uso de recursos públicos e privados.
Este comitê é composto por 13 representantes suplentes, oriundos do setor privado, representando as 4 verticais, Farmacêutico para uso Humano e Veterinário, Insumos Farmacêuticos e Ciências da Vida.
13 empresas suplentes e seus representantes no convênio 2017 – 2019:
Além disso, ele é composto pelo gestor do projeto na Apex-Brasil, pelos parceiros do projeto ABIFINA, ALANAC, ALFOB, ANBIOTEC, GRUPO FARMA BRASIL, INTERFARMA, SINDIRAÇÕES, PRÓ GENÉRICOS e SINDUSFARMA, e pela Abiquifi.
As reuniões do comitê realizam processos decisórios de diretrizes para o projeto setorial, sempre atendendo às finalidades e interesses das empresas associadas.
Para que os interesses de todas as verticais tenham espaço, o grupo é sempre acionado quando há a necessidade de definir novas ações.
Datas das reuniões do convênio vigente:
2018 - 23.jan / 17.mai / 02.ago / 13.nov
2019 - 05.fev / 28.mai / 01.ago / 12.nov
Analista de Promoção Internacional
Comunicação e Marketing
Analista Financeira
Gestora do Projeto
Promoção Comercial