Mais informações
área restrita

O Mercado Farmacêutico na Indonésia

  • 01/04/2019

O Mercado Farmacêutico na Indonésia

O mercado farmacêutico na Indonésia tem se expandido rapidamente, de 63,8IDR trilhões em 2013 para 85,6IDR em 2016. A indústria farmacêutica do país cresceu 85% no período de 2013 a 2017. Isso se deve aos incentivos promovidos pelo governo após a introdução do programa de seguro de saúde pública, chamado Jaminan Kesehatan (JKN), em 2014. Além disso, trata-se da maior concentração de muçulmanos do mundo, adicionando mais especificações ao mercado. Devido à sua cultura, trata-se de um mercado que exige envolvimento contínuo, não sendo possível mensurar resultados de curto e médio prazo.
Nos dias 11 a 14 de março, a ABIQUIFI realizou a Missão Prospectiva Indonésia em parceria com a Apex-Brasil e com a Embaixada do Brasil em Jacarta.
A missão alcançou o precioso objetivo de iniciar um primeiro contato com o mercado indonésio e prospectar um mercado de relevância para a indústria de saúde brasileira. O fato de possuir grande população em franca expansão e grande envolvimento do estado na economia faz com que o país atraia o interesse de diversos países.
A abertura para investimento externo e interesse me parcerias para inovação é evidenciado por meio dos acordos bilaterais assinados com países como Alemanha, Espanha e Suíça. No entanto, esse processo pode ser tratado com dificuldade pelo empresariado brasileiro, levando em consideração sobretudo a questão do prazo de cinco anos de proteção de patentes. No que diz respeito à exportação, a Indonésia se encontra em um momento de fomento a políticas de substituições de importações desde o fim de 2018 quando sua balança comercial começou a apontar resultados negativos. Dessa forma, o mercado para produtos acabados é dificultado.
Apesar de alguns aspectos negativos do ponto de vista político, o Projeto Setorial encontrou um nicho de oportunidade para as verticais de Insumos Farmacêuticos e Saúde Animal, cuja regulamentação é mais branda e, no caso de insumos farmacêuticos, o país importa 100% do que é utilizado. Apesar dos maiores fornecedores destes produtos para Indonésia serem Índia e China, o Brasil possui oportunidade e competitividade, principalmente se as empresas nacionais se especializarem em produtos Halal.

Últimas noticias

15/08/2019

BIO Latin America 2019 Promove Inovação e Reuniões de Negócios em Ciências da Vida na América Latina

Organizada pela BIO e pela Biominas Brasil, a 5ª edição da Conferência acontece em São Paulo nos dias 3 e 4 de Setembro

saiba mais
12/08/2019

Abiquifi realiza encontro na Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação do Canabidiol

Associação realiza Café da Manhã na Câmara dos Deputados em Brasília para discussão sobre a regulamentação do Canabidiol

saiba mais
07/08/2019

Associação Brasileira de Insumos Farmacêuticos promove reunião em importante evento de saúde animal

Entenda!

saiba mais
05/08/2019

Cristália inaugura, em 6 de agosto, primeira Farmoquímica Oncológica (de alta potência) do País

Com investimento de R$ 150 milhões, nova planta industrial do laboratório nasce produzindo seis insumos estratégicos para o tratamento do câncer e contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro

saiba mais
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no mercado farmacêutico.